Gaia, gaea, gea, ガイア, 蓋亞, Гаиа, Géia, Gea, Gê

Gaia ou Gê (gr. Γαῖα / Γῆ), a “terra-mãe”, a mãe dos deuses e dos homens, personificava a inesgotável capacidade geradora da terra. Foi a primeira entidade divina e amergir do Caos primitivo e dela provêm as linhagens divinas mais prolíficas, os piores monstros e também todos os seres humanos.

Gaia não deve ser confundida com as “deusas-mães” pré-helênicas, ligadas à vegetação e aos animais selvagens. Aparentemente, esses atributos foram incorporados por Afrodite, Ártemis, Deméter e Cibele (Réia), deusas mais jovens e que dela descendem; Gaia está ligada apenas às forças primevas da criação.

A partir de Gaia, sem o desejável ato de amor (Hes. Th. 132), surgiram primeiro Urano, o céu, as grandes Montanhas ou Colinas (gr. Οὔρεα μακρά) e Ponto, o mar. Posteriormente, Gaia se uniu primeiro a Urano e, depois, a Ponto, seus próprios filhos, e gerou numerosos descendentes.

Sem contar essas contribuições cosmogônicas, a participação de Gaia nas diversas lendas se caracteriza, basicamente, pelas infalíveis profecias ou, então, pela enorme capacidade de gerar filhos, de aspecto divino (Urano, Ponto), humano (Erecteu) ou monstruoso (gigantes, Tífon).

Nesses mitos, especialmente nos posteriores à gigantomaquia e ao estabelecimento de Zeus como rei dos deuses e dos homens, Gaia aparece ocasionalmente. É mencionada, por exemplo, como ancestral dos primeiros reis atenienses e como mãe do gigantesco Anteu (ver Héracles), da serpente Píton (ver Apolo) e da monstruosa Caríbdis (ver Odisseu).

RIBEIRO JR., W.A. Gaia. Portal Graecia Antiqua, São Carlos. Disponível em http://www.greciantiga.org/arquivo.asp?num=0088. Consulta: 10/01/2013.

Tomar uns tapas de mulher é bom para ficar ligeiro, rs.

Anúncios

3 pensamentos sobre “Gaia, gaea, gea, ガイア, 蓋亞, Гаиа, Géia, Gea, Gê

  1. Clara disse:

    so nao posta o quadro no facebook rs.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s