Grandes batalhas XVI – Shiva vs Vishnu (mudança ou continuidade?)´Hinduísmo e as escolhas

Great battles XVI – Shiva vs Vishnu (change or continuity?)

Shiva is the god of destruction and renewal, ultimate symbol of male power

Vishnu, the universe’s sustainer, the God of harmony . It is the conservative, who maintains the cosmic order

———————————–

Obs.: na Índia, Shiva é o deus mais adorado pelo pobres, em razão de sua pretensão de ascensão social (melhora na qualidade de vida); já Vishnu é mais popular entre a elite, por motivos óbvios.

Os textos na internet sobre os dois estão bem fracos. Preciso pesquisar em livros para aprimorar a enquete, mas por ora é suficiente as informações colocadas na enquete.

O objeto desta enquete pode ser representado também pela oposição entre Heráclito (Panta rei ou “tudo flui”) e Parmênides (Toda a mutação é ilusória)

PS: informação legal sobre Shiva:De acordo com as escrituras Védicas, SHIVA é o símbolo máximo da potência masculina. Em seu planeta, a montanha KAILASA, existem apenas entes femininos, e quem quer que pise na terra dele, imediatamente se transforma em mulher.

PPS: informação legal sobre Vishnu: Acredita-se que Vishnu teria dez avatares, sendo os mais populares Rama e Krishna. A lista completa dos dez avatares é a seguinte:

1. O peixe Matsya
2. A tartaruga Kurma
3. O urso Varaha
4. O homem-leão Narasimha
5. O anão Vamana
6. O padre guerreiro Parashurama
7. O príncipe Rama
8. O pastor de animais Krishna
9. Buddha-Mayamoha
10. O cavaleiro Kalki

shiva-vs-vishnu-2shiva-vs-vishnushiva-vishnuvishnu-vs-shiva

18 pensamentos sobre “Grandes batalhas XVI – Shiva vs Vishnu (mudança ou continuidade?)´Hinduísmo e as escolhas

  1. Adonis disse:

    Que bosta, as alternativas não ficaram boas. Estão com termos repetidos. É foda fazer algo cansado… acabado, rs. A atenção arrefece. Bom, agora já era. Vai ficar assim.

    • Aurora disse:

      …depois fala em “lapidar”, pfff😛

      AH-RÁ! Então o papo de estar pronto para outra não era inteiramente verdadeiro…sabia que não era só eu que devia estar cansada *rs*

  2. Clara disse:

    e eu nem fui convidada!

    rs

  3. Clara disse:

    ainda nao acabei meu boecio.

  4. Aurora disse:

    Adoro essa música!

  5. Aurora disse:

    PS – dá-lhe Vishnu! Onde já se viu, um cara que, para se achar machão, transforma todos que entram em sua terra em mulheres!! aaafff!!!!

    • Adonis disse:

      Machão não, esperto, rs.
      PS: esse post foi acessado 43 vezes em 24 horas, mas só tem dois votos. O que será que aconteceu? rs

      • Clara disse:

        metade dos acessos sao meus, metade da solange rs.

      • Aurora disse:

        verdade, usei o adjetivo errado, é esperto mesmo – afinal, desse modo ele não só multiplica as chances com o sexo oposto, como também elimina toda e qualquer concorrência (a não ser as lésbicas :P) – convenhamos, o cara é tremendamente inseguro *rs*

        olha, tem 15 comentários (16 com o meu), o que quer dizer que, se cada um de nós veio escrever e voltou para checar se tinha respostas, já dá 30 visualizações…e tem 4 votos na enquete, o que quer dizer que eu, vc, a Clara e mais alguém passou por aqui. Se essa quarta pessoa também veio checar os comentários mais de uma vez, está explicado🙂

  6. Clara disse:

    google imagens: gatinhos mostrando a lingua. rs

    156 paginas. ahhh, é curtinho porem complexo, poxa. http://4.bp.blogspot.com/-UtQps2ofazw/Tc_SyHN0S3I/AAAAAAAACz8/2cm4ZtTREXg/s640/gato_preguica.jpg

    • Aurora disse:

      sua leeeerdaaaa😛 kkkkkk (diz a pessoa que demorou séculos para ler um texto de 30 páginas do Walter Benjamin, releu, releu, releu e vem relendo nos últimos 10 anos e ainda não o compreendeu kkkkkk)

      hahahhaahah taí uma coisa que nunca pesquisei no google, gatinhos mostrando a língua! Deve ser um mais fofo que o outro, nem vou procurar porque preciso de foco agora mais do que nunca😛

  7. Mahavidya disse:

    Hari om….. quanta bobagem…. para se fazer esses comentários vocês deveriam se aprofundar nos puranas,… vocês não tem ideia de quem realmente é Shiva e Vishnu,…. para início de conversa Shiva está longe de ser machista, segundo as escrituras Shiva é apenas um cadáver sem a energia shakti: “feminina”,….. ¨Shiva Deus do povo Drávida¨ …. civilização antiga da India onde A Deusa era o topo da civilização matriarcal politeísta, onde tudo era sagrado e tratado por igual.
    ¨Vishnu Deus do povo Ariano¨…. civilização que invadi-o e escravizou os Drávidas, impondo castas disseminando preconceitos, civilização patriarcal monoteísta.

  8. Adonis disse:

    Shiva é o deus da renovação, destruição e renovação, símbolo máximo da potência masculina 54.23% (173 votes)

    Vishnu, o mantenedor do Universo, deus da harmonia. É o conservador, aquele que mantém a ordem cósmica, para que o Universo se mantenha íntegro 45.77% (146 votes)

    Total Votes: 319

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s