Grandes Batalhas LXXVII: Poseidon vs Atena, a revanche

Poseidon cobiçava os reinos terrestres e reivindicou, certa vez, a posse da Ática, cravando seu tridente na Acrópole de Atenas, de onde imediatamente brotou um poço de água salgada, ainda hoje existente. Quando sopra o Vento Sul (Notus ou Auster), pode-se ouvir o rumor das ondas. Mais tarde, durante o reinado de Cecrope, Atena chegou e tomou posse da Ática de uma maneira mais delicada: plantando a primeira oliveira ao lado do poço. Num acesso de ira, Poseidon a desafiou a um duelo, que Atena teria aceitado não fosse a intervenção de Zeus, obrigando-os a submeter a disputa a um tribunal de arbítrio. Pouco tempo depois, os dois se apresentaram diante de uma corte divina, formada por divindades celestiais equivalentes a eles, e Cecrope foi convocado como testemunha. Zeus absteve-se de opinar, mas todos os outros deuses apoiavam Poseidon, ao passo que todas as deusas estavam do lado de Atena. Assim, por um voto de diferença, a corte determinou que Atena tinha mais direito a terra, por ter-lhe oferecido um presente melhor.

Profundamente ofendido, Poseidon enviou ondas enormes para inundar a planície da Triasia, onde se localizava a cidade de Atena, e a deusa se mudou então para o lugar ao qual deu seu próprio nome: Atenas. Entretanto, para aplacar a ira de Poseidon, as mulheres de Atenas foram privadas de voto e os homens, proibidos de portar o sobrenome materno, como haviam feito até então. (Fonte: O grande livro dos mitos gregos, de Robert Graves)

Great Battles LXXVII: Poseidon vs Athena, the rematch. The two competed in Athens and the goddess won. And if the dispute occurred in his city, who would win?

 

The Poseidon source of saltwater. In salt water there is salt (ohhh !!!), excellent and essential seasoning. With my source in your city, the salt go free. There will be no need to collect seawater and create large saline. In addition, olive trees only grow in Mediterranean climates, are unsightly and require much space and dedication in cultivation.

 

The Athena olive tree. Who does not like a tasty olive oil in salad or pizza? Olive oil is good for health – different salt … And what to speak of olives, hummm. Olive oil can also be used as fuel and ointment, and help take CO2 from the air. A olive trees plantation is what every city needs.

Leiam A Nova Teogonia Livro I e Livro II, de minha autoria.

A Nova Teogonia tem na Livraria Cultura também!

Obs.: em outras versões, o presente dado por Poseidon foi um cavalo.

poseidon desenho

poseidon    -mermaid

poseidon neptune_by_arcosart-d54cd4c

Poseidon biba.

poseidon_by_anele8117s-d5jghsoOLYMPUS DIGITAL CAMERA

O primeiro cosplay que está melhor que o desenho =) Saori, a deusa Atena, está maravilhosa e sexy!!!! Por ela, até eu viro um CDZ. =) Adoro decotões!!!!

Atena Melhor-Cosplay-da-Deusa-Atena-de-Os-Cavaleiros-do-Zodíaco-Foto-10

Essa deusa Atena da série Xena está apaixonante!!!

Athena 2Deusa atena T_Athena_Default_CardAtenea_by_GENZOMANA oliveira de Atena 800px-Olea_europaea_subsp_europaeaOliveTree

21 pensamentos sobre “Grandes Batalhas LXXVII: Poseidon vs Atena, a revanche

  1. Aurora disse:

    Vai sal, vai!!!!! urrrrrrúúú!!! Estou adorando o fato de Poseidon estar na frente – afinal, o corpo humano necessita de sal para o equilíbrio celular, já azeite e azeitona…meh! Chega desse povinho politicamente correto da geração saúde que só pensa em ficar bonitinho, vamos comer com prazer e sem remorsos!!!!!😀 Botem sal, açúcar e gordura em suas bocas e saibam o que é satisfação real😀

  2. Aurora disse:

    Ah, adorei a Poseidon-biba!!!! Já Atena com cabelo roxo….??? ah vá!!!!

  3. Álvaro. disse:

    Acho que a fonte!! Detesto azeite, azeitona e essa árvore. Não daria certo na minha cidade. Sal é muito mais gostoso. :3

  4. Álvaro. disse:

    Além do mais, na minha cidade tem água suficiente (é a minha cidade que abastece outros municípios da região). E aposto que os atenienses só escolheram Atena por causa de seus atributos de deusa da sabedoria e mimimimimi. Aliás… alguém tem dúvida disso?

  5. Adonis disse:

    147 a 106 para Atena =/

  6. renan disse:

    estamos estudando a mitologia grega e as fotos achei legal mais não tem nada a ver

  7. Adonis disse:

    218 a 149 para Atena

  8. Andrcia disse:

    gostei muito

  9. Leticia disse:

    Desde que ouvi falar desse mito pela primeira vez, eu prefiri a Oliveira (não sei bem o pq, já que não gosto de azeite😛 ). Poseidon é um deus machista (historicamente falando), q fez as mulheres atenienses perderem seu direito ao voto e q os filhos não herdassem mais o sobrenome das mães,por outro lado, Atena, a padroeira da cidade, também não fez nada para defender suas suditas. O que, realmente não é exemplar.

    Gosto de ambos igualmente, mas ainda prefiro a Oliveira (uma árvore é mais útil do que uma fonte de água salgada… A não ser que você seja um tritão ou uma sereia).

    Esses dois deuses vivem brigando, mas no fundo acho que se amam. Não falo isso por gostar de ler Percy Jackson e os Olimpianos, mas é que, quando eu tinha onze anos, li num livro de mitologia grega que Poseidon e Atena eram noivos, mas tudo foi por água abaixo graças a uma artimanha de Eres, que fez Poseidon tomar uma poção do amor e se apaixonar por Medusa – o resto vcs sabem.

    Eu não me recordo do título do livro, e pode até ser que o autor fosse um Poseitena shipper lunático que viajou ao escrever isso (até pq eu nunca mais ouvi falar dessa história em quase lugar nenhum), mas eu realmente li esse mito.

    E, se não me engano, ouve um anime em q a reencarnação de Poseidon tentou casar com a reencarnação de Atena,
    que se chamava Saori.

    • Adonis disse:

      kkkkkk Muito bom seu comentário. Não vi em local algum essa história de que Atena e Poseidon eram noivos. Deve ser alguma licença poética, mas pouco importa. A mitologia é viva. Novas histórias e interpretações podem ser contadas e são bem-vindas. Quanto mais histórias, melhor, pelo menos é assim que eu penso. A Saori é a reencarnação da deusa Atena no anime dos Cavaleiros do Zodíaco, protetora da Terra. Poseidon, no desenho, queria purificar a Terra livrando ela dos seres humanos, que acreditava estarem corrompidos.

      Por fim, hoje, acho que sou um tritão, principalmente em tempos de crise hídrica, rs. Bjs!

  10. Adonis disse:

    A oliveira de Atena. Quem não gosta de um azeite gostoso na salada ou na pizza? O azeite faz bem para saúde – diferente do sal… E o que falar das azeitonas, hummm. O azeite também pode ser usado como combustível e unguento, além de ajudar a tirar o CO2 do ar. Uma plantação de oliveiras é o que toda cidade precisa. 61.94% (384 votes)

    A fonte de água salgada de Poseidon. Na água salgada há sal (óhhh!!!), excelente e essencial tempero. Com minha fonte na sua cidade, o sal sairá de graça. Não haverá necessidade de recolher água do mar e criar grandes salinas. Além disso, oliveiras só crescem em climas mediterrâneos, são feias e exigem muito espaço e dedicação no cultivo. 38.06% (236 votes)

    Total Votes: 620

  11. Adonis disse:

    A oliveira de Atena. Quem não gosta de um azeite gostoso na salada ou na pizza? O azeite faz bem para saúde – diferente do sal… E o que falar das azeitonas, hummm. O azeite também pode ser usado como combustível e unguento, além de ajudar a tirar o CO2 do ar. Uma plantação de oliveiras é o que toda cidade precisa. 64.3% (562 votes)

    A fonte de água salgada de Poseidon. Na água salgada há sal (óhhh!!!), excelente e essencial tempero. Com minha fonte na sua cidade, o sal sairá de graça. Não haverá necessidade de recolher água do mar e criar grandes salinas. Além disso, oliveiras só crescem em climas mediterrâneos, são feias e exigem muito espaço e dedicação no cultivo. 35.7% (312 votes)

    Total Votes: 874

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s