Hércules: Filmes sobre Hércules em 2014

Já estou com um pé atrás com relação a “Hercules: The Thracian Wars” e com os pés dois atrás em relação a “Hercules: The Legend Begins

hercules the rock vs kellan lutz

Dias atrás vi que seriam feitos dois filmes sobre Hércules para 2014. Achei legal, pois sempre conclui que as lendas e os mitos eram pouco explorados pela grande indústria do cinema, mas também fiquei um pouco ressabiado. Depois da alegria inicial, passei a imaginar como hollywood estragaria mais uma vez a mitologia nesses filmes.

Li primeiro sobre “Hércules: The Thracian Wars”, dirigido por Brett Tatner. Gostei do fato de que “The Rock” ia estrelar o filme. Finalmente um ator com cara de homem para interpretar um deus guerreiro.

The-Rock-The-Scorpion-King

Estou de saco cheio desses playbozinhos com cara de virgem, metrossexuais e cheios de silicone no corpo fazendo papeis de guerreiros.

hercules kellan lutz

Para fazer um papel de deus-guerreiro, o cara tem que ter a fuça feia, fechada, de pouco amigos, deve transmitir medo e respeito, deve apavorar, amedrontar, ter marcas de expressão, hematomas, feridas, cicatrizes, sequelas na face cansada por anos de guerras e mais guerras, mortes e mais mortes, violência e mais violência. Não pode ser, por exemplo, uma Barbie como Thor.

barbie_thor__by_carilynne-d48qpiw

Por isso gostei bastante da escolha pelo “The Rock”.

hercules the rock

hercules the rock 3

Infelizmente, continuei a leitura e percebi que Hércules não seria o filho de Zeus, mas sim um homem normal IoI.

Segundo apurei, os realizadores do filme querem deixar a mitologia mais realista…? 0.0. Lamentável!

A história se passará após os 12 trabalhos de Hércules e pelo que li do enredo… bom, o enredo me pareceu tão vulgar, ordinário, comum, que não me recordo dele. O filme será uma mera sucessão de cenas de ação e brutalidade. Eu gosto disso, mas quando o filme fica limitado a isso é foda! Vai virar uma espécie de “Mercenários”: cheio de clichês e piadinhas sem graça. Só vou assistir, porque se trata de mitologia, porque a história é baseada em uma HQ – o que dá menos margem de “barbeiragem” aos diretores do tipo “mais do mesmo” – e porque espero pelo menos ver flash backs dos 12 trabalhos de Hércules.

Hercules, The Thracian Wars

Depois li sobre “Hercules: The Legend Begins”. A trama já me deu nojo: “foca na história de amor entre o filho de Zeus e a princesa mortal de Creta, prometida para o irmão mais velho do semideus. Após serem enganados por um maléfico rei, Hércules e o capitão são vendidos como escravos e devem lutar lado a lado para retomar sua liberdade”.

Apesar de ser mais um daqueles filmes que vão fazer apologia perfunctória à liberdade me animei um pouco, pois pelo menos aqui Hércules seria Hércules, ou seja, filho de Zeus. Todavia vi quem ia estrelar o filme: Kellan Lutz. A princípio não sabia de quem se tratava, mas quando pesquisei tive conhecimento de que ele estrelou, participou ou fingiu atuar em Crepúsculo, um dos filmes mais bobinhos que já existiu.

Tremi, pois logo imaginei a sala de cinema sendo tomada por garotas desse nível:

Que são as mesmas que gostam desse tipo de música e “homem”:

A busca por plateia gera esse tipo de situação constrangedora… No afã de ter mais bilheteria, filmes como estes, a princípio feitos para homens ávidos por ação, violência e uma boa história, são contaminados por ideias e ideais voltados paraa adolescentes @$#¨% e &¨%$*&, que representam um mercado consumidor maior e mais suscetível a deglutir porcaria.

Não sei se vou assistir ao filme =/ Ver uma boneca marombada atuar como Hércules em uma aventura amorosa vagabunda do nível Crepúsculo cujo pano de fundo é a luta pela liberdade do mais forte filho de Zeus, o deus mais poderoso… Sei lá, me soa estranho.

Hercules, The Legend Begins

Hércules, é o cara, fez doze trabalhos fodas, matou a família quando Hera o deixou louco, odeia a esposa de Zeus, foi filho de Zeus com uma mortal, sofreu atentado logo que nasceu, foi escravo doméstico e voluntário de uma gostosa (a rainha Onfale), morreu horrendamente pela insegurança da esposa, depois foi deidificado, e matou gigantes durante a Gigantomaquia, segunda maior guerra em que os deuses gregos estiveram envolvidos… eu acho que ele tem bastante história para ser contada no cinema. Não precisaria “inventar” uma nova. É uma vergonha colocá-lo em uma história tão vexatória, frívola e banal como a do filme em questão.

Dói só de pensar. Espero não ter que ver esse filme sozinho… Caso realmente vá, precisarei de um ombro para chorar ou um ouvido muito bom e paciente para escutar minhas indignações, pois estou achando que este filme sobre mitologia será pior que “Imortais”, o pior e mais ridículo que já foi feito sobre mitologia em todos os tempos.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Hércules: Filmes sobre Hércules em 2014

  1. marcao do caminhao disse:

    o hercules vai ser bom sim pelo trailer mais poderia ser mais abrangente tem muita historia pra contar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s