Mitologia, Mitologias, Mitologia Hindu, Hinduísmo, Mitologia Grega, Mitologia Egípcia, Mitologia Nórdica, Mitologia Celta

A Nova Teogonia, livro que eu escrevi, está disponível na editora Asabeça ou pode ser comprado comigo =)

Antes do texto, uma enquetizinha bem básica para aquecer:

Mais uma vai.

O termo mitologia pode referir-se tanto ao estudo de mitos, ou a um conjunto de mitos. Por exemplo, mitologia comparada é o estudo das conexões entre os mitos de diferentes culturas,2 ao passo que mitologia grega é o conjunto de mitos originários da Grécia Antiga. O termo “mito” é frequentemente utilizado coloquialmente para se referir a uma história falsa,mas o uso acadêmico do termo não denota geralmente um julgamento quanto à verdade ou falsidade. No estudo de folclore, um mito é uma narrativa sagrada que explica como o mundo e a humanidade veio a ser da forma que é atualmente. Muitos estudiosos em outros campos usam o termo “mito” de forma um pouco diferente. Em um sentido muito amplo, a palavra pode se referir a qualquer história tradicional.

Os mitos são, geralmente, histórias baseadas em tradições e lendas feitas para explicar o universo, a criação do mundo, fenômenos naturais e qualquer outra coisa a que explicações simples não são atribuíveis. Mas nem todos os mitos têm esse propósito explicativo. Em comum, a maioria dos mitos envolvem uma força sobrenatural ou uma divindade, mas alguns são apenas lendas passadas oralmente de geração em geração.

Figuras mitológicas são proeminentes na maioria das religiões e a maior parte das mitologias estão atadas a pelo menos uma religião. Alguns usam a palavra mito e mitologia para desacreditar as histórias de uma ou mais religiões.

O termo é freqüentemente associado às descrições de religiões fundadas por sociedade antigas como mitologia romana, mitologia grega, mitologia egípcia e mitologia nórdica, que foram quase extintas. No entanto, é importante ter em mente que enquanto alguns vêem os panteões nórdicos e célticos como meras fábulas outros os têm como religião (ver Neopaganismo).

Pessoas de muitas religiões tomam como ofensa a caracterização de sua fé como um conjunto de mitos, pois isso é afirmar que a religião em si é uma mentira. Mesmo assim, muitas pessoas concordam que cada religião tem um grupo de mitos os quais desenvolveram-se somados às escrituras.

Um exemplo cotidiano ocorre nos países cuja maioria populacional segue religiões de origem judaico-cristãs, como o Brasil ou México. Quando um seguidor de outra religião que não a cristã refere-se ao cristianismo como sendo um conjunto de mitos, seus seguidores sentem-se ofendidos.

Fonte: wikipédia

Segue abaixo várias enquetes sobre mitologia escolhidas aleatoriamente entre as dezenas que existem neste blog! Divirtam-se, rs.

mitologia romana deuses

mitologia nórdica

ymir fodástico

 
mitologia nórdica 4

apophis_by_genzoman mitologia egipcia

mitologia nórdica Yggdrasil 0003 www.templodeapolo.net

Mitologia Hindu

mitologia grega deuses-gregos

mitologia_grega_5

yamata no orochi mitologia japonesa 4.png 5

mitologia celta deuses-Celtas 2

mito hindu mitologia hindu hinduísmo

mitologia inca Inti_sungod

thor vs loki

mitologia germânica yggdrasil

circe poderosa mitologia grega

mitologia celta deuses-celtas

DEUSE DO OLIMIPOS mitologia grega

Anúncios

2 pensamentos sobre “Mitologia, Mitologias, Mitologia Hindu, Hinduísmo, Mitologia Grega, Mitologia Egípcia, Mitologia Nórdica, Mitologia Celta

  1. beatriz disse:

    nossa e bom o saiti mais vc tem mais foto da familia de zeus

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s