47 ronin crítica

É… bom. Deixa eu pensar. O filme foi bom. Não chega a ser um épico, mas foi bom, aliás, pensando melhor, foi apenas regular. É um misto de Hollywood clichê com a cultura japonesa.

47 ronin night attack med

O ponto forte do filme é que ele tenta enaltecer a honra e a coragem como valores máximos do ser humano e legitimar uma busca por vingança, tornando-a bela e gloriosa, como na lenda japonesa. Se conseguiu transmitir essa mensagem para a maioria do público eu não sei, mas eu fui atingido por ela. Como lido com gente brigando por dinheiro, advogados espertalhões e burocracia todo dia, e como também costumo navegar mais em meus próprios pensamentos no que sobre os eventos mundanos e cotidianos, sou mais sensível à glorificação de feitos fundados na honra, na guerra e nas paixões – minha crítica sempre tenderá à parcialidade no que diz respeito a esses tipos de filmes. Sempre os olharei com bons olhos.

Sobre o filme em si, um fato legal é que todos os atores são japoneses, exceção feita à Keanu Reeves (dãh!). A opção do filme pela língua inglesa não me parece ser um empecilho ou algo desabonador. Muitos queriam que fosse adotada a língua japonesa (para copiar filmes famosos do passado). Pura frescura!  Para mim, o filme poderia ter sido gravado até em Esperanto, pois o que vale mesmo é a história. Além disso, ele acabará sendo dublado mesmo e muitos do que reclamam da língua adotada irão assisti-lo no bom e velho português.

Os cenários oníricos ficaram muito bons. As roupas também.  Visualmente o filme é fantástico. Cheio de cores e contrastes. Melhor do que essas escolas de samba por aí.

47-Ronin-Directed-by-Carl-Rinsch-and-starring-Keanu-Reeves

O final é diferente. Talvez porque o filme esteja arrimado em uma lenda japonesa, embora a tenha retalhado – eu li a lenda original =p

As japinhas são gostosinhas… aquela pele lisinha das japonesas… o corpo delgado… a delicadeza… a sensualidade ai ai. Tudo bem que eu demorei muito para distinguir entre as personagens femininas principais (por volta do meio do filme). Ambas eram lindas – embora eu tenha gostado mais da vilã (Rinko Kikuchi), pois tenho predileção ou fascínio por mulheres más… Sabe, as boazinhas são tão sem sal às vezes… Deixa para lá.

47 ronin rinko-punk-shoot10

Há feiticeiras, ogros, piratas, tengus e criaturas mágicas, elementos que sempre atraem minha atenção e que me fazem ir até o cinema. Porém neste filme, não sei, achei desnecessário – está difícil admitir isso…

47 Ronin personagens

Pontos ruins:

– ausência de sangue;

– romance morno e sem pegação (mas como sou acusado de ser pouco romântico e excessivamente carnal, acho que minha opinião quanto a histórias de amor não vale muito);

– efeitos especiais ruins (não assistam em 3D, só assisti porque não tinha outra opção);

– batalhas finais decepcionantes (quando achei que iam começar, acabaram);

– batalhas durante o filme igualmente decepcionantes;

– pouca tensão;

– questões existenciais batidas e remoídas;

– filosofia barata;

– deformação quase total da história original;

47 ronin

Bom, depois de mais um filme de mediano para baixo, o próximo filme será Hércules. E sobre este confesso que já estou tenso. Quero saber como Hollywood vai foder com a mitologia grega dessa vez – ultimamente só vou ao cinema para ver isso. Estou apostando todas minhas fichas que esse filme de Hércules ficará no mesmo nível de Imortais (o maior lixo que já vi até hoje!). Queria tanto que um mecenas me desse a oportunidade de dirigir um filme sobre mitologia, com liberdade total, rs.

Este ano minhas esperanças estão depositadas no filme 300. Deste filme, apesar de já saber de antemão que o Rodrigo Santoro terá fala nessa continuação (eca), espero muito sangue, violência, honra, glória, nudez, sexo e batalhas épicas, sem frescuras. Tô precisando ver um filme foda, para macho, com uma boa história, há muito tempo. Se continuar no nível desses últimos filmes, vou parar de ir ao cinema =(

Um pensamento sobre “47 ronin crítica

  1. Clara disse:

    Voce nao fez a critica do Blue Jasmine.

Deixe uma resposta

