Cu Chulainn

Cú Chulainn, também chamado Cú Chulaind ou Cúchulainn ([kuːxʊlˠɪnʲ], irlandês para “Cão da caça de Culann”) e às vezes conhecido em inglês como Cuhullin (kəhʊlᵻn), é um herói mitológico irlandês que aparece nas histórias do Ciclo de Ulster, bem como no folclore escocês e da Ilha de Man. Acredita-se que ele seja uma encarnação do deus Lug, que também é seu pai. Sua mãe é a mortal Deichtine, irmã de Conchobar mac Nessa.

Nascido Sétanta, ele ganhou seu nome mais conhecido quando criança, depois de matar o feroz cão de guarda de Culann em autodefesa e se ofereceu para tomar seu lugar até que um substituto pudesse ser criado. Com a idade de dezessete anos, ele defendeu Ulster sozinho contra os exércitos da rainha Medb de Connacht no famoso Táin Bó Cúailnge (“Ataque ao Gado de Cooley”). Foi profetizado que seus grandes feitos lhe dariam fama eterna, mas sua vida seria curta. Ele é conhecido por seu terrível frenesi de batalha, ou ríastrad (traduzido por Thomas Kinsella como “espasmo de urdidura” e por Ciaran Carson como “torque”), no qual ele se torna um monstro irreconhecível que não conhece nem amigo nem inimigo. Ele luta de seu carro, conduzido por seu fiel cocheiro Láeg e puxado por seus cavalos, Liath Macha e Dub Sainglend. Em épocas mais modernas, Cú Chulainn é referido frequentemente como o “cão do Ulster”.

Cú Chulainn mostra semelhanças impressionantes com o lendário herói persa Rostam, assim como com o germânico Lay de Hildebrand e com os trabalhos do herói grego Héracles, sugerindo uma origem indo-europeia comum, mas faltando linguística, antropológica e arqueológica material.

Fonte: wikipédia

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s