Grandes batalhas CXXIII: Revolução agrícola: Um bem ou um mal para a Humanidade?

Enquete inspirada no livro “Uma breve história da humanidade – Sapiens”.  Debate entre aqueles que acreditam que o ser humano se deu mal ao abandonar o modo de vida caçador-coletor para adotar o método agrícola.

 

 

Anúncios

Um pensamento sobre “Grandes batalhas CXXIII: Revolução agrícola: Um bem ou um mal para a Humanidade?

  1. Adonis disse:

    Grandes batalhas CXXIII: Revolução agrícola: Um bem ou um mal para a Humanidade?
    Deméter: Um bem. A Rev. Agrícola foi a base da sociedade atual e permitiu que grandes centros urbanos, e seus aparelhos públicos, surgissem, em razão da farta existência de comida. O ser humano passou a controlar a natureza e foi criado o conceito de lar. O animismo perdeu relevância e o ser humano se tornou o senhor do planeta. E foi tão boa essa Revolução que nunca mais a época dos caçadores coletores retornou e para manter um luxo, comida abundante, é preciso trabalhar duro. E problemas físicos decorrentes do trabalho agrícola não podem obstar a evolução da Humanidade como espécie. 57.14% (8 votes)

    Ártemis: Um mal. A Rev. Agrícola tornou a Humanidade dependente de algumas monoculturas (até hoje), criou guerras e impérios coletores de impostos sobre o excedente. Fez com que o ser humano deixasse de ter uma relação simbiótica com a natureza, fazendo com que fincasse raízes em um só local, ficando sujeito a desastres naturais, alimentação mais pobre e pragas. Criou a ansiedade e a necessidade de acumular, em razão da preocupação com o amanhã. Felizes eram os coletores-caçadores e sua dieta variada e sua pequena jornada diária de trabalho. 42.86% (6 votes)

    Total Votes: 14

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s