Grandes Batalhas LXXVI – As pessoas mudam? Susanoo vs Íxion

Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam. (Confúcio)

Frases…

Íxon

Íxion figura entre os três maiores vilões da mitologia grega, ao lado de Sísifo e Tântalo. Tanto a culpa de Tântalo quanto a justiça no castigo de Sísifo são questionáveis, contudo, não há argumentos capazes de defender Íxion.

Íxion, filho de Flégias, descendente do deus-rio Peneu foi rei dos Lápitas, um povo que habitava a Tessália, próximo aos montes Pélios e Ossa. Tendo-se apaixonado por Dia, filha de Eioneu, prometeu-lhe seus cavalos em troca da mão de sua filha. Após o casamento, Íxion negou ao seu sogro os cavalos que lhe havia prometido, ao que este reagiu com a tomada à força do que lhe era devido, fazendo com que Íxion jurassevingança. Não tendo conseguido decidir entre a morte e o sofrimento para seu sogro, Íxion optou por ambos: construiu uma câmara incendiária e camuflou-a em sua casa como um cômodo. Dioneu, tendo aceitado um convite de Íxion para uma reconciliação dirigiu-se à casa deste e caiu em sua armadilha. Enquanto era incinerado, seus gritos de desespero levaram Íxion ao arrependimento, mas era tarde. Ao abrir a porta da câmara, Íxion se deparou com o corpo carbonizado de seu sogro.

Após seu crime, o remorso fez com que Íxion enlouquecesse, e sua loucura o fez errar pelo mundo como mendigo. A única maneira de recobrar a sanidade seria submetendo-se a umapurificação para a expiação do crime, porém ninguém conhecia o ritual próprio para o caso, já que nunca antes ninguém havia assassinado um membro de sua própria família.

Ao ver o sofrimento de Íxion, Zeus apiedou-se. Restitui-lhe a sanidade e convidou-o a partilhar do banquete dos Deuses, convite que foi prontamente aceito pelo mortal. Tendo-se embriagado pelo néctar, Íxion passou a assediar a esposa de seu anfitrião, a própria Hera Crônida. Esta, ao perceber as intenções do visitante alertou seu esposo a respeito das intenções de seu convidado. Ao que parece Zeus encontrava-se com um bom-humor anormal neste dia, pois, em lugar de irritar-se, achou divertida a situação, e para testar seu hóspede forjou um simulacro de sua própria esposa usando umanuvem, e deixou-a a sós com Íxion, que a possuiu. Desse conúbio nasceu a raça dos Centauros, metade homens, metade cavalos. Todos os Centauros são descendentes de Íxion, exceto Quíron (preceptor de Aquiles entre outros) e Folo.

Após ter possuído Néfele crendo ser esta Hera, Íxion despediu-se dos Deuses e voltou para a Terra e, tendo chegado, divulgou para os primeiros mortais que encontrou que havia possuído a esposa do próprio Zeus. Este, enfim, irritou-se ao ver a possibilidade de angariar a fama de ter sido traído por um mortal. Imediatamente Íxion foi fulminado por um raio e lançado no Tártaro, onde foi preso a uma roda em chamas e condenado a nela girar pela eternidade. (Fonte: Wikipédia)

íxion 300px-JulesElieDelaunayIxionPrecipiteDansLesEnfers Ixion Rubens

Susanoo

Susanoo (japonês: 須佐之男命, Susano’o-no-mikoto; também romanizado como Susano-oSusa-no-o, e Susanowo) no Xintoísmo é o deus do mar e das tormentas na mitologia japonesa.

Susanoo é o irmão de Amaterasu, a deusa do sol e de Tsukuyomi, o deus da lua. Susanoo nasceu do nariz de Izanagi.

Susanoo se comportou mal de várias maneiras (matou o cavalo e a tecelã de confiança de Amaterasu, por pirraça) e sua irmã Amaterasu, indiganada, se retirou para uma caverna. O sol não brilhou mais desde então. Passado algum tempo, os demais deuses conseguiram trazes Amaterasu de volta e Susanoo foi expulso do céu.

Na terra, conheceu Kushinada que o mudou a ponto de fazer com que o deus dos mares matasse um terrível dragão de 8 cabeças, Yamata no Orochi. Após embebedar a terrível fera, Susanoo matou e retalhou a fera. Ele quebrou a espada dele cortando a cauda do dragão, mas outra espada apareceu, a lendária espada de Kusanagi (“A Cortadora de Grama”, mais conhecida como “Mata-dragão”) a qual ele deu para Amaterasu, como prova de arrependimento. Por fim, Susanoo se casou com Kushinada e eles e seus descendentes realizaram feitos titânicos de procriação. Um dos seus descendentes, por exemplo, foi O-Kuni-No-Nushi, que teve oitenta irmãos.

Susanoo

susanoo deus japonês dos mares

Yamata no Orochi

yamata no orochi 4.png 5yamata no orochi 4yamata no orochi vs susanoo.jpg 2

A doce Kushinada (suspirei… que sonho de mulher… ai ai… Por ela, eu também mataria o dragão Yamata no Orochi)

Kushinada, a mina de SusanooKushinada_Mikumo_by_Dangerboy3DKushinada M

Anúncios

9 pensamentos sobre “Grandes Batalhas LXXVI – As pessoas mudam? Susanoo vs Íxion

  1. Aurora disse:

    Desconfio que este post nada mais tenha sido além de uma desculpa esfarrapada para colocar fotos dessa lambisgóia (qual era o termo certo mesmo, era esse?? *rs*) peituda 😀 E aposto que o tal Susanoo só matou o dragão para mamar nos peitos dela kkkkk Se eu fosse Amaterasu, não tê-lo-ia perdoado, ainda mais com esse papinho furado de que mudou…ãh-hãn!

  2. Aurora disse:

    Ah, sim, e respondendo à pergunta: as pessoas mudam sim. Ninguém passa incólume pelo tempo e pelas experiências vividas. Só que alguns mudam para pior kkkkkkk Tipo esse Ixion aí!

  3. Gabriel disse:

    Legal muito interesante. Vocês podem postar algo sobre a Kusanagi sem ser relascionado ao Susanoo?

  4. Jhowjhow disse:

    Votei em Ixion… As pessoas mudam, mas dificilmente o ruim vira bom… Normalmente ele acaba virando pior. Susano só mudou por que teve mulher envolvida, coisa que tambem teve no caso de ixion hehehe… Em suma, para uma pessoa mudar, tem que ir ao extremo, ou do ódio, ou do amor

  5. Adonis disse:

    Sim. Susanoo, deus dos mares japonês. Amargo, ele invejou a herança da irmã Amaterasu, o sol, e, egoísta, trouxe grande tristeza a ela. Expulso do céu, conheceu uma gostosinha, Kushinada, e salvou o país dela de um poderoso dragão. Depois pediu perdão à irmã. 68.24% (217 votes)

    Não. Íxion. Para se casar, fez uma promessa ao pai da noiva. Não a cumpriu. Quando teve a promessa cobrada, matou covardemente e com requintes de crueldade o credor. Arrependido, foi perdoado pelo próprio Zeus e convidado ao Olimpo, mas lá se embriagou e deu em cima de Hera. Está no Tártaro. 31.76% (101 votes)

    Total Votes: 318

  6. Adonis disse:

    Sim. Susanoo, deus dos mares japonês. Amargo, ele invejou a herança da irmã Amaterasu, o sol, e, egoísta, trouxe grande tristeza a ela. Expulso do céu, conheceu uma gostosinha, Kushinada, e salvou o país dela de um poderoso dragão. Depois pediu perdão à irmã. 67.44% (263 votes)

    Não. Íxion. Para se casar, fez uma promessa ao pai da noiva. Não a cumpriu. Quando teve a promessa cobrada, matou covardemente e com requintes de crueldade o credor. Arrependido, foi perdoado pelo próprio Zeus e convidado ao Olimpo, mas lá se embriagou e deu em cima de Hera. Está no Tártaro. 32.56% (127 votes)

    Total Votes: 390

  7. Adonis disse:

    Sim. Susanoo, deus dos mares japonês. Amargo, ele invejou a herança da irmã Amaterasu, o sol, e, egoísta, trouxe grande tristeza a ela. Expulso do céu, conheceu uma gostosinha, Kushinada, e salvou o país dela de um poderoso dragão. Depois pediu perdão à irmã. 70.62% (447 votes)

    Não. Íxion. Para se casar, fez uma promessa ao pai da noiva. Não a cumpriu. Quando teve a promessa cobrada, matou covardemente e com requintes de crueldade o credor. Arrependido, foi perdoado pelo próprio Zeus e convidado ao Olimpo, mas lá se embriagou e deu em cima de Hera. Está no Tártaro. 29.38% (186 votes)

    Total Votes: 633

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s