Top 10 da mitologia nórdica – Veja os dez mais poderosos da mitologia nórdica!

Leiam A Nova Teogonia Livro I e Livro II, livro de minha autoria.

A Nova Teogonia tem na Livraria Cultura também!

————–

10º Hel: Hel é a deusa da morte. De seu salão, Eljudnir, ela reina sobre os que morreram por doenças, velhice ou pena capital. Seu palácio chama-se Elvidner, sua mesa era a Fome, sua faca, a Inanição, o Atraso, seu criado, a Vagareza, sua criada, o Precipício, sua porta, a Preocupação sua cama, e os Sofrimentos formavam as paredes de seus aposentos. Hel podia ser facilmente reconhecida, uma metade de seu corpo era de uma linda mulher, e a outra parte de um corpo terrível em decomposição. Em seus domínios, o poder de Hel é tal que ela pode desafiar outros deuses, inclusive Odin. Hel foi banida por Odin para o mundo inferior, localizado nas profundezas do Nifheim, às margens do Rio Nastronol (equivalente ao Rio Aqueronte dos gregos), e foi feita a governante desse lugar. Irmã de Fenrir e Jormungand. Seu reino é guardado por Garm, seu lobo branco de estimação. Trolls e guerreiros não heroicos habitam seu reino, prestando-lhe vassalagem.

hel The_Goddess_Hel_Wallpaper_jqcgv

9º Freya: Freya é a Deusa-Mãe da dinastia de Vanir na mitologia nórdica. Filha de Njord, o deus do mar, e Skade (Skadi), a deusa da montanha, e irmã de Frey, ela é a deusa, da guerra, do sexo e da sensualidade, fertilidade, do amor da beleza e da atração, da luxúria, da música e das flores. De caráter arrebatador, teve vários deuses como amantes e é representada como uma mulher atraente e voluptuosa, de olhos claros, baixa estatura, sardas, trazendo consigo um colar mágico, emblema da deusa da terra. Ela usava o colar de Brisingamen, um tesouro de grande valor e beleza que obteve dormindo com os quatro anões que o fizeram. É também a deusa da magia e da adivinhação, da riqueza (as suas lágrimas transformavam-se em ouro) e líder das Valquírias (condutoras das almas dos mortos em combate). Ela compartilhava os mortos de guerra com Odin. Metade dos homens e todas as mulheres mortas em batalha vão para seu salão Sessrumnir, o que representa possuir um grande exército.

freya_m45

8º Loki: Deus do fogo, também está ligado à magia e pode assumir muitas formas. Ele não pertence aos Aesir, embora tenha vivido entre eles. Ele possui um grande senso de estratégia e usa suas habilidades para os próprios interesses, envolvendo intriga e mentiras complexas.  Não é ético. Sendo um misto de deus e gigante, sua relação com os outros deuses é conturbada. Entretanto, ele era respeitado por Odin; os dois mantinha relação de pai e filho. Ele também ajuda Thor em algumas situações para recuperar seu martelo Mjölnir, roubado pelos gigantes, mas cria muitas confusões para o irmão de sangue e outros deuses.Pode ser considerado como um símbolo da maldade, traiçoeiro, de pouca confiança; está entre as figuras mais complexas da mitologia nórdica. Foi o responsável pela morte de Balder e pela inviabilização de seu resgate do reino de Hel, Nifheim.

loki mais uma

7º Heimdall: consta que ele é filho de nove donzelas, nove ondas, filhas de Aegir, ou seja, uma orgia. Heimdall é o Deus da Luz, chamado de Deus Reluzente de Dentes de Ouro. Heimdall tem os sentidos altamente apurados: segundo consta, ele pode ver até cem milhas de dia ou de noite; ele pode ouvir a relva a crescer no chão e a lã a crescer no corpo dos carneiros; além disso, o tempo de sono de um passarinho é o suficiente para ele. Com estas características, nada mais lógico do que os deuses o escolherem para ser o guardião de Asgard. Heimdall é o sentinela na Ponte do Arco-íris (Bifrost). O seu palácio em Asgard chama-se Himinbjorg (Penhascos do Céu) e fica junto à Bifrost. Heimdall possui uma grande trombeta chamada Giallarhornl que ele soará no Ragnarok para convocar os deuses para a batalha final. Heimdall é o maior inimigo de Loki – sendo Heimdall o Deus da Luz, pode-se ver suas desavenças com Loki como sendo a luta entre luz e trevas. Os dois enfrentar-se-ão durante o Ragnarok e um exterminará o outro.

heimdall 371person_20043

6º Odin: deus líder do panteão nórdico. Mestre da magia, senhor do conhecimento. Guardião da Sabedoria, foi aquele que bebeu da fonte da sabedoria do deus mimir. Obstinado, sacrificou um olho para tanto. Dono de Sleipnir, o mais rápido cavalo de todos os nove mundos, Odin manejava a lança Gugnir, que jamais erra o alvo. Preside o banquete dos heróis mortos em Valhalla e comanda um vasto exército de bersekes. Sempre está acompanhada dos corvos Huginn (Pensamento) e Muninn (memória) e por dois lobos, Geri e Freki. Seu trono chama-se Hlidskalf e só ele pode sentar ali. De seu trono, pode ver tudo o que acontece nos nove mundos.

Odin ao ataque

5º Fenrir: Um lobo gigantesco, perverso e altamente destrutivo. Filho funesto de Loki. Antes de ser preso pelos fios de seda Gleipnir (mais fortes que correntes de Adamantium) abocanhou uma das mãos de Tyr, o deus da guerra e, após o evento acima descrito, maneta. Durante o Ragnarok irá engolir Odin, mas será morto por Vidar, o deus silencioso, que ocuparia o 11º lugar da lista.

fenrirVSvidar_final

4º Jormungand: também conhecido como a Serpente do Mundo. De tão grande, quando esticado, dava uma volta inteira na Terra, sendo capaz de morder a própria cauda. Foi o segundo filho de Loki com a giganta Angrboda. Antes da batalha final contra Thor, teve dois encontros tensos com o deus do trovão. No primeiro foi salvo pelo medo de Hymir, companheiro de Thor, que contou a corda que prendia a criatura prestes a ser morta pelo deus. No segundo, teve a cauda levantada pelo deus do trovão em um desafio imposto por um gigante que o ludibriou. No Ragnarok, cobrirá céu e terra com seu veneno, e por meio dele matará Thor, embora irá perecer antes pelas mãos do deus do trovão (bruuummm).

jormungand

3º Thor: Deus dos Raios e Trovões na mitologia germânica. Era um Deus de cabelos e de barba vermelhos popular entre os vikings. O deus fisicamente mais forte da mitologia. Filho de Odin, era casado com Sif, Deusa da Colheita, com quem teve uma filha chamada Thrud, que quer dizer força. E de sua união com a giganta Jarnsaxa, teve os filhos Magni, que significa força também, e Modi, que é coragem. Seu maior inimigo era a serpente Jormungand. Era o principal campeão nas batalhas com os gigantes de gelo. Com seu poderoso martelo, Mjolnir, disparava os raios. Representava a força da natureza contida no trovão. Também usava luvas de ferro mágicas (jámgreipr) para segurar o cabo do martelo e um cinturão (Megingiard) que dobrava a sua força. Era cheio dos truques. Morava no palácio Bilskirnir e viaja em uma carruagem puxada por dois bodes chamados Tanngnost e Tanngrisni.

Thor fodão b

2º Ymir: Foi o primeiro ser vivo. Criado a partir do gelo mágico de Ginungagap, que ficava entre dois mundos: Nifheim (o mundo das névoas) e Musphelleim (o mundo do fogo). O suor de Ymir (eca!) foi a origem de todas as outras criaturas. Ymir foi morto por Odin, Ve e Vili, após a primeira guerra entre gigantes de gelo e deuses. Da carcaça do gigante derrotado foi feita Midgard, a Terra, o que revela que o bichinho era grande e que deu muito trabalho ao trio de irmãos.

ymir fodástico

1º Surt: é o senhor dos gigantes do fogo. Protege e governa inconteste Muspelheim, o reino do fogo. Jamais a terra que protege foi invadida. Nem mesmo os asgardianos ousam provocá-lo. Surt tem uma terrível espada brilhante e da cor do sangue capaz de queimar qualquer coisa que toque. Segundo a profecia do Ragnarok, durante esta batalha final, Surt queimará todos os mundos. Pô, queimar nove mundos não é para qualquer um. Por isso ele é mais poderoso do panteão nórdico. Apenas a floresta de Hodmimir não será queimada, pois imune ao poder das labaredas de fogo. Durante o Ragnarok, Surt matará o deus Frey. Tudo bem que Frey estará desarmado, mas Surt não pode responder pela desídia alheia e, além disso, Frey é bom de briga, principalmente na luta grego-romana. Por fim, Surt foi o assassino de dois irmãos de Odin, Vili e Ve. E o que Odin fez? Nada.

surtur

Veja os dez mais da mitologia grega aqui.

Veja os dez mais da mitologia hindu aqui.

Veja os dez mais da mitologia judaico-cristã aqui.

Veja os dez mais da mitologia egípcia aqui.

Veja as dez maiores guerras da mitologia aqui.

A Nova Teogonia, livro que eu escrevi, está disponível na editora Asabeça ou pode ser comprado comigo =)

Veja enquetes relacionadas:

10 pensamentos sobre “Top 10 da mitologia nórdica – Veja os dez mais poderosos da mitologia nórdica!

  1. thiago disse:

    ficou uma boa lista mas thor não é mais forte que odin de jeito nenhum

  2. Caique Reis disse:

    Exelente post! Um dos melhores que eu encontrei.

  3. Matheus disse:

    Muito bom este Site,me ajudou muito para uns estudos e para meu livro valeu ai!!!

  4. Yoh Adônis, blz? Uma lista bem interessante, mas eu não tenho muita coisa pra falar da Mitologia nórdica. Eu só acredito que Freya deveria estar na frente de Heimdall e Loki. Afora isso, achei a lista excelente.

  5. Hudson disse:

    Uma pergunta… Vidar é descrito como o 2º deus mais forte do panteão, abaixo apenas de Thor. Não deveria ele estar em 4º lugar?

    • Adonis disse:

      Se considerarmos só o quesito força, sim, mas poder não significa apenas força. A lista é dos dez mais poderosos, e não dos dez mais fortes. Poder é um plexo de competências, circunstâncias, características, conhecimentos, talentos e possibilidades. Você é mais forte que a Angela Merkel, mas ela é mais poderosa que você. E de qualquer forma, a história de Vidar não nos dá muitos parâmetros. Não sabemos exatamente do que é capaz. Penso nele como um cara que fica na dele. Quieto. Normalmente pessoas quietas ficam longe do Poder.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s