Grandes batalhas LXXV: Dagda vs Thor: quem é o mais comilão?

Gula:

s.f. Vício ou defeito de comer e beber em demasia; glutonaria.
Fig. Desejo ardente, sofreguidão.

O mesmo que glutonaria.
Grande amor a boas iguarias.
Gulodice.
Moldura, em forma de S, na cornija ou cimalha.
Espécie de plaina.

Os conceitos incorporados no que se conhece hoje como os sete pecados capitais se trata de uma classificação de condições humanas conhecidas atualmente como vícios que é muito antiga e que precede ao surgimento do cristianismo mas que foi usada mais tarde pelocatolicismo com o intuito de controlar, educar, e proteger os seguidores, de forma a compreender e controlar os instintos básicos do ser humano. O que foi visto como problema de saúde pelos antigos gregos, por exemplo, a depressão (melancolia, ou tristetia), foi transformado em pecadopelos grandes pensadores da Igreja Católica.

Assim, a Igreja Católica classificou e seleccionou os pecados em dois tipos: os pecados que são perdoáveis sem a necessidade do sacramento da confissão, e os pecados capitais, merecedores de condenação. A partir de inícios do século XIV a popularidade dos sete pecados capitaisentre artistas da época resultou numa popularização e mistura com a cultura humana no mundo inteiro.

Gula é o desejo insaciável em geral por comida, bebida.

Segundo tal visão, esse pecado também está relacionado ao egoísmo humano: querer ter sempre mais e mais, não se contentando com o que já tem, uma forma de cobiça. Ela seria controlada pelo uso da virtude da temperança. Do latim gula. Fonte wikipédia.

 

Obs.: as frases que estão na opção do Thor na enquete foram retiradas do livro Raganarok, o Crepúsculo dos deuses, de Mirella Faur

thor godthorDagda 0001 www.templodeapolo.net - Johnson

Efeito da gula:

efeito da gula Imagem: Wall-e (filme)

Prato de pedreiro

4 pensamentos sobre “Grandes batalhas LXXV: Dagda vs Thor: quem é o mais comilão?

  1. Adonis disse:

    60 a 34 para Dagda

  2. Adonis disse:

    Dagda. Tinha o caldeirão da abundância, um casal de porcos mágicos que podiam ser comidos várias vezes, pois sempre reviviam, e um pomar que, independente da estação, dava frutos o ano todo. 56.47% (96 votes)

    Thor. O seu apetite era renomado pela gula e voracidade. O seu prazer em comer e beber era compatível com sua vitalidade, força e vigor físico. 43.53% (74 votes)

    Total Votes: 170

  3. Jhowjhow disse:

    É lógico que eu vou puxar pro meu lado… Dagda Wins!!!!!!!

  4. Adonis disse:

    Dagda. Tinha o caldeirão da abundância, um casal de porcos mágicos que podiam ser comidos várias vezes, pois sempre reviviam, e um pomar que, independente da estação, dava frutos o ano todo. 53.68% (314 votes)

    Thor. O seu apetite era renomado pela gula e voracidade. O seu prazer em comer e beber era compatível com sua vitalidade, força e vigor físico. 46.32% (271 votes)

    Total Votes: 585

Deixe um comentário