Grandes Batalhas LI: O mal absoluto!

Os dois maiores candidatos a ganharem o título de “O Mal Absoluto”:

Satã: encarregado de perseguir e acusar os pecadores.

Lúcifer (em hebraico, heilel ben-shachar, הילל בן שחר; em grego na Septuaginta, heosphoros) é uma palavra do Latim (lucem ferre) que quer dizer “portador de luz”, representa a estrela da manhã (a estrela matutina), a estrela D’Alva, o planeta Vênus, mas também foi o nome dado ao anjo caído, da ordem dos Querubins, como descrito no texto Bíblico do Livro de Ezequiel, no capítulo 28. Nos dias de hoje, numa nova interpretação da palavra, o chamam de Diabo (caluniador, acusador), ou Satã (cuja origem é o hebraico Shai’tan, que significa simplesmente adversário).

Angra Mainyu ou Ahriman: responsável pela doença, pelos desastres naturais, pela morte e por tudo quanto é negativo

Angra Mainyu

Um contexto religioso

Os personagens da mitologia persa podem, em sua maioria, ser classificados em dois tipos: os bons e os maus. Isso espelha o antigo conflito baseado no conceito do zoroastrismo da dupla origem em Ahura Mazda (em avéstico, ou Ormuzd em persa tardio). Spenta Mainyu é a fonte da luz, da fertilidade e das energias construtivas, enquanto Angra Mainyu (ou Ahriman em persa) é a fonte da escuridão, da destruição, da esterilidade e da morte.

Ormuzd é o mestre e criador do mundo. Ele é soberano, onisciente, deus da ordem. O Sol é seu olho, o céu suas vestes bordadas de estrelas. Atar, o relâmpago, é seu cílio. Apô, as águas, são suas esposas. Ahura Mazda é o criador de outras seis (ou sete) divindades supremas, os Amesha Spenta, que reinam, cada um, sobre uma parte da criação e que parecem ser desdobramentos de Ahura Mazda.

Sob Ahura Mazda e os seis Amesha Spenta a mitologia persa coloca, como divindades benéficas: “Mitra”, o mestre do espaço livre; Tistrya, o deus das trovoadas; Verethraghna, o deus da vitória; ela admitia, além disso, um grande número de deuses do mesmo elemento, os Izeds.

Assim como Ahura Mazda estava cercado por seis Amesha Spenta e de outras divindades, Angra Mainyu (Ahriman) — o deus malfazejo que invade a criação para perturbar a ordem e que é concebido como uma serpente — é acompanhado de seis demônios procedentes das trevas cósmicas e de um grande número de outras divindades malignas.

Angra Mainyu

Ahriman 2ahriman 4ahriman 6Ahriman 11ahrimanAngra Mainyu ou Ahriman 2Angra Mainyu ou AhrimanAngra_Mainyu_by_moai666

Lúcifer

lúcifer satanas ggluciferlúcifer PF4011-LuciferLucifer_by_GENZOMAN

6 pensamentos sobre “Grandes Batalhas LI: O mal absoluto!

  1. mario disse:

    sonhei uma noite inteira com lucifer involuntariamente e ele era loiro usava roupas brancas e ouro manuseava tochas e sua flor e o cravo.correntes de aço ou prata usava na cintura como um enfeite.E era o conferençista em sua assembleia.

  2. Adonis disse:

    Lúcifer (Cristianismo) 75.93% (224 votes)

    Angra Mainyu ou Ahriman, um espírito totalmente mau (Zoroatrismo, primeira religião monoteísta) 24.07% (71 votes)

    Total Votes: 295

  3. Adonis disse:

    Lúcifer (Cristianismo) 75.6% (409 votes)

    Angra Mainyu ou Ahriman, um espírito totalmente mau (Zoroatrismo, primeira religião monoteísta) 24.4% (132 votes)

    Total Votes: 541

  4. Adonis disse:

    Lúcifer (Cristianismo) 74.34% (481 votes)

    Angra Mainyu ou Ahriman, um espírito totalmente mau (Zoroatrismo, primeira religião monoteísta) 25.66% (166 votes)

    Total Votes: 647

Deixe um comentário