Top 10 da mitologia chinesa – Veja as entidades mais poderosas da mitologia chinesa

10º Zhong Kui: subjuga fantasmas e espíritos malignos e comanda uma legião de demônios. Embora muito inteligente e talentoso, mas era gordo e feio, o que foi o fator determinante para ser reprovado no exame imperial chinês. Ou seja, mesmo sendo aprovado no concurso público mais difícil que se possa imaginar, não tomou posse porque era feio. Vítima de preconceitos, de origem humilde, após se suicidar, batendo a cabeça várias vezes na porta do palácio imperial chinês, e ganhando poderes no Inferno do deus Yama, tornou-se muito maduro e experiente.

zhong-kui

9º Xing Tian: após ter tomado para si as forças do Imperador das Chamas, durante a guerra contra o Imperador Amarelo, e após uma árdua luta contra o Imperador Amarelo, teve a cabeça decepada pelo Imperador Amarelo e mesmo assim reviveu, com olhos e boca no tronco. Queria vingar seu mestre e invadiu o palácio do Imperador Amarelo sozinho, desafiando-o. É um gigante e é mais determinado que o Seya dos Cavaleiros do Zodíaco.

xing-tian

8º Imperador amarelo: fundador do império chinês, após a vitória na Batalha de Banquan, guerreiro e culto, derrotou, num duelo, Xing Tian, o maior general do Imperador das Chamas. Era um dos Três Augustos, tendo derrotado um outro membro dessa tríade virtuosa, pessoas sábias e virtuosas. Era um gênio.

imperador-amarelo

7º Sun Wukong: Desafiou o Imperador de Jade e deu muito trabalho para o exército celestial. É um metamorfo e foi o deus protagonista da Jornada para o Oeste. É capaz de se multiplicar e dar grandes saltos. É leal, infantil e engenhoso. Causa muitos problemas na Terra e foi chamado pelo Imperador de Jade para trabalhar no palácio, contudo, insatisfeito com o trabalho que lhe foi dado, revolta-se e furta inúmeros elixires da vida eterna e arma uma rebelião contra o Governante Celestial.

sun-wukong-smite

6º Nezha: derrotou Ao Kuang, o deus dragão tempestuoso, e seu filho Ao Bing. Chefe do exército celeste, encarregado de pôr os espíritos malfeitores que contrariam as vontades divinas e atormentam os homens no caminho correto. Nezha comanda uma parte do exército celestial. É comparado muitas vezes com Erlang Shen. Diz-se que ele nasceu após três anos de gravidez em uma bola de carne que seu pai, furioso, partiu com uma espada. Nezha surgiu então totalmente armado. Ele tem a aparência e o temperamento caprichoso de uma criança, por isso nada teme. Flutua no ar graças a rodas de fogo sob seus pés, leva o anel cósmico com o qual matou os filhos do rei dragão e tem em mãos uma lança.

nezha_rotk12tb

5º Erlang Shen: é um deus chinês com um terceiro olho na testa que vê a verdade. É uma divindade beligerante e sempre empunha uma espada de três pontas e mantém seu fiel “Cão Celestial Sagrado” ao seu lado, que o ajuda a subjugar espíritos malignos. Derrotou Sun Wukong que se rebelou contra o Imperador de Jade. Assim como o deus macaco, podia se transformar em animais diferentes. Destruiu inúmeros dragões e demônios. Também era bem feitor da humanidade.

erlang-shen

4º Hou yi: destruiu nove sóis e deixou apenas um. Se considerarmos que nossa estrela mãe é responsável por 99,86% da massa do Sistema Solar, possuindo uma massa 332 900 vezes maior que a da Terra e um volume 1 300 000 vezes maior que o do nosso planeta, pode-se concluir que o trabalho de Hou yi (destruir nove sóis presumivelmente equivalentes ao sobejante) foi realmente muito duro e que ele é muito poderoso. Ele é casado com a deusa lunar Chang’e, que mora na Lua. Como arqueiro, pode atirar em nós do nosso satélite natural.

houyi_illust-hou-yi

3º Imperador de Jade: Levou mais de 100.000.000 de anos para alcançar o título de Soberano do Céu. Governa o Céu e tudo o que está abaixo dele. Passou por 3.200 provações, que duraram 3 milhões de anos cada. É uma entidade bondosa e respeitada por todos que governa. Derrotou um poderoso demônio que, assim como ele, para evoluir seus poderes e capacidades, também meditou (não ficou assistindo séries e no facebook). Criou o zodíaco chinês. Dava ordens a Buda.

imperador-de-jade

2º Nu wa: deusa mãe criadora da Humanidade e que livrou o mundo de um desastre anunciado,  afastando o céu da terra e encontrando uma escora para o firmamento – é mais difícil construir ou reparar do que destruir. No início do tempos, Zhu Rong, deus do fogo, derrotou Gong Gong, deus das águas. Este, furioso, provocou uma grande enchente que colocou o planeta e a Humanidade em perigo. Como dito, Nu wa, deusa mãe primordial, precisou intervir para salvar a todos e a tudo. Nu wa tem bom gosto e é inteligente, porque casou com Fu xi, seu irmão e deus criador da escritura. Nu wa também foi, ao lado de Fu xi, a única sobrevivente de um dilúvio inicial e criou o ser humano da argila. Às vezes é representada com corpo de serpente e sempre é associada às chuvas, poças de águas e lagos.

nu-wa-smite

1º Pan gu: é o criador de tudo e foi gerado pelo Yin e o Yang. Sem mais.

pan-gu


Leiam A Nova Teogonia Livro I e Livro II, livro de minha autoria. (quem leu gostou)

A Nova Teogonia tem na Livraria Cultura também!

Veja os dez mais da mitologia nórdica aqui.

Veja os dez mais da mitologia grega aqui.

Veja os dez mais da mitologia hindu aqui.

Veja os dez mais da mitologia egípcia aqui.

Veja os dez mais da mitologia judaico-cristã aqui.

Veja as dez maiores guerras da mitologia aqui.

Algumas enquetes com as divindades chinesas.

Anúncios

5 pensamentos sobre “Top 10 da mitologia chinesa – Veja as entidades mais poderosas da mitologia chinesa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s