O ano celta e o mito dos reis Carvalho e Azevinho

O ano celta e o mito dos reis Carvalho e Azevinho
O ano celta é dividido em duas partes: o ano claro ou crescente – governado pelo Rei Carvalho – e o ano escuro ou decrescente – governado pelo Rei Azevinho.
Nos seis primeiros meses do ano é o Rei Carvalho, Senhor das Florestas (luz) que governa – por isso temos dias claros e longos, com sol em abundância. O Rei Carvalho é representado como um jovem forte, audacioso e corajoso, que caça a Deusa pelas florestas. A cada novo dia o sol torna-se mais forte, até o Solstício de Inverno (Yule), período em que ele se apresenta cansado, suas forças já não são as mesmas… Pela Deusa, ele trava uma batalha com o irmão gêmeo, o Rei Azevinho (escuridão), que consome o restante dessas forças. O Rei Carvalho é vencido, sendo o trono ocupado pelo Rei Azevinho. Ele é representado como um ancião, sábio e bondoso (uma versão meio “ecológica”, digamos assim, do Papai Noel!), que traz o Inverno, usa peles de animais e uma coroa de azevinho. Ambos trazem vida e morte.  Quando o Sol nasce no Litha, o Rei Azevinho (Trevas) perde o trono para o irmão, o Rei Carvalho (Luz), e se retira para Caer Arianrhod para curar suas feridas, até a próxima batalha com seu gêmeo.
Apesar de inimigos mortais, os gêmeos são dois lados da mesma moeda: um não existiria sem o outro.  Em algumas tradições Wicca, os irmãos são vistos como um aspecto dual do Deus-Chifrudo. No festival de Beltane (festival celta que marcava o início da primavera, celebrando a fertilidade), pico do reinado de Carvalho, ele se acasala sacrificialmente com a Grande Mãe, morre nos braços dela e é ressuscitado (Azevinho se acasala, morre e ressuscita no Lughnasad ou Lammas, festival da primeira colheita). Tal tema não é incomum em outras mitologias: Osíris, Tammuz, Dioniso, Balder e Jesus são exemplos de deuses que morrem e ressuscitam.
Rei Carvalho
Representa: expansão, crescimento
Deuses: Júpiter (deus romano da luz e do ceu), Janus, Dagda, Frey, Pan (fertilidade)
Cores: vermelho, verde, amarelo, roxo
Plantas: carvalho, visco branco
Pássaro: pisco de peito ruivo
Mitos associados: Robin Hood, Rei Arthur, Gawain (quando ele se encontra com o Cavaleiro Verde), Jesus, Balder, Homem Verde
Rei Azevinho
Representa: lições, vida, repouso, abstinência
Deuses: Saturno (deus romano da agricultura), Cronos (deus grego também conhecido como Pai Tempo), Pai Gelo/Avô Geada (deus russo do inverno), Odin/Wotan (deus escandinavo/teutônico que dirige pelo ceu num cavalo de 8 patas), O Tomte (espírito noruegues da terra, conhecido por presentear as crianças nessa época do ano), Thor (deus escandinavo que dirige pelo ceu com bodes)
Cores: vermelho, verde, dourado, preto
Planta: azevinho
Pássaro: carriça
Mitos associados: Papai Noel (em todas as suas variantes),  Cavaleiro Verde das lendas arthurianas, Mordred (que derrotou Arthur), São João, Rei Milho, Bran o abençoado
——————-
Obs.: Este é um texto da minha bloguete e colaboradora Aurora; o primeiro de muitos diga-se de passagem. Haverá uma categoria só para o texto de bloguetes e colaboradores. Se você é um fã de mitologia, contos e lendas, ou uma bloguete ou apenas um fã do blog, mande o seu texto também. Talvez ele seja publicado.batalha.rei.carvalho.e.rei.azevinho.Oak_King_-_Holly_Kingazevinho.the_holly_kingcarvalho.e.azevinho.oak_king_holly_king_poster-p228086433341754217t5wm_400carvalho.e.azevinho.oak-and-holly-kingcelta yule_one_holly_king_oak_king_002_card-p137222432781019991b2icl_400holly.vs.oak.rei.azevinho.contra.rei.carvalho.koningeik_hulst1Rei Carvalho.Oak_king_by_Ironshodrei.azevinho.1262964174_by02rei azevinho .holly.king.rei azevinho.holly.kingrei azevinho .holly.king1rei.azevinho.HollyKingrei azevinhorei azevinho .The_Holly_King_by_ArwensGracerei carvalho .OAK KING (1)-800x800Rei Carvalho .The_Oak_King_by_ArwensGracerei carvalho vs rei azevinho .the_oak_king_and_the_holly_king
Anúncios

2 pensamentos sobre “O ano celta e o mito dos reis Carvalho e Azevinho

  1. Astridh disse:

    Na verdade ha um equivoco nesta matéria. Na época do solstício de inversino, é o rei do carvalho que tem vitória sobre o rei do azevinho. Uma coisa que as pessoas pouco compreendem é que apesar dos dias que se seguem serem frios, é partir do auge do inverno que a luz começa a crescer e do auge do verão que a luz começa a morrer. É nos dias mais escuros que temos a esperança do retorno da luz e o solstício de inverno diz isto. É em yule, o dia mais escuro, que se celebra o nascimento do Deus Sol e é no auge do rei do Azevinho que ele perde para o Rei do Carvalho.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s